Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio e sua importância .

Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio e sua importância .

A melhor maneira de se combater um incêndio é evitá-lo !

No Brasil Em 2018, foram contabilizadas 531 ocorrências de incêndio estruturais noticiadas pela imprensa, esse numero pode chegar ser bem maior porque apenas 531  foram noticiados pela imprensa . Incêndios estruturais são queles que poderiam ter sido contornados com a instalação de Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio esse tipo de incêndio estruturais ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus entre outros.

O assunto é tão sério que um simples cigarro mal apagado na entrada de uma universidade, por exemplo, pode ser foco para um incêndio, colocando em risco à vida de centenas de pessoas.

Benefícios do sistema de detecção de incêndios

O principal benefício de um Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio  é  de preservação das vidas presentes no local,  afinal, no momento em que o alarme é acionado, as pessoas devem ser orientadas a evacuar a edificação o mais rápido possível, com o local vazio, fica mais fácil para as equipes responsáveis realizarem o trabalho de combate às chamas.

Além das vidas, o sistema também contribui para a preservação dos bens materiais, já que a brigada de incêndio pode tomar as primeiras providências antes que o fogo se espalhe. Em vários casos, o fogo é extinto antes mesmo que seja necessário aguardar pela chegada do corpo de bombeiros.

estação de mão de alarme de incêndio

OBRIGATORIEDADES:

Em Edificações residencias são requeridas obrigatoriedades de instalação de equipamentos para proteção contra incêndio e pânico para Condomínios multifamiliares, e edificações que possuam mais de 3 pavimentos ou área total construída maior que 900m². Edificações comerciais possuem exigências diferenciadas para cada tipo de atuação no mercado, características arquitetônicas e método de trabalho.

O sistema de incêndio é essencial para a aprovação de qualquer obra de médio ou grande porte. Quando as exigências não são cumpridas, o corpo de bombeiros pode aplicar penalidades como multa e embargo.

 

 

Gostou ? Compartilhe !

Deixe um comentário

Your email address will not be published.